segunda-feira, 7 de maio de 2012

Catarina Ferreira . Ties

Conheci o trabalho da Catarina Ferreira através do seu mais recente projecto - o Ties, um site onde revela o lado familiar de mães e pais empreendedores, que aliam maternidade ou paternidade com vida profissional e que partilham através do olhar da fotógrafa o seu mundo e o dos seus filhos.

Uma das coisas que mais admiro no trabalho que faz com as famílias é o de as mostrar no seu habitat, sem estar com preocupações em "limpar" o cenário para depois fotografar. Os brinquedos, as roupas, as situações do dia-a-dia aparecem nas imagens e isso é bom porque integram elas próprias as vivências de cada um de nós e que gostaremos de mais tarde recordar. Quanto à forma como capta a luz... basta olhar para as fotografias.


© Ana F Louro

Fotografei-a enquanto trabalhava numa "maratona" fotográfica no Dia da Mãe, quando pude testemunhar, a par do seu empenhamento, a sua simpatia e energia. Fotografar 30 famílias num fim de semana é obra. :)
© Ana F Louro

Qual a tua actividade profissional?
Sou artista plástica e fotógrafa.




O que em miúda sonhaste ser quando fosses grande?
Ser pintora e mãe.

 ©Ties

O que mais gostas naquilo que fazes?
Gosto de trabalhar com imagens, com luz, com tinta. Gosto de me sujar e de trabalhar no caos. Por outro lado gosto da fotografia porque me obriga a ser mais metódica e mais clean. E gosto da pintura porque serve como introspecção.

A pintura é uma vertente calma e que puxa pelo mais íntimo de mim, a fotografia tira-me do isolamento da pintura e proporciona-me conhecer muitas pessoas novas e explorar enquadramentos e luzes.

©Ties

O que fazes quando não estás a trabalhar?
Estou com os meus filhos. Gosto de passear, andar de bicicleta, ouvir música ou beber um bom copo de vinho com o meu marido num fim de tarde à janela, sentados no chão. Tento ir acompanhando on line blogs que gosto, trabalho plástico e fotográfico. Sou viciada em roupa para os meus filhos (e para mim). Gosto de pesquisar projectos e ideias novas, principalmente de coisas nacionais e projectos empreendedores. Vou imenso ao cinema sempre que conseguimos ter tempo. Sou viciada em novos restaurantes bons e baratos. Tento ao máximo acompanhar os meus amigos e de quando em quando almoço com eles. Passo muito tempo no jardim com os miúdos quando está bom tempo. Tenho um bom grupo de amigas que também passa as tardes com os seus filhos e encontramos-nos regularmente.

©Ties

Diz-me um artista plástico de que gostes muito.

E tens um filme favorito ou que revês vezes sem conta?
Gosto muito de cinema, e gostei de vários filmes, mas aquele que revejo são os que o meu pai filmou: a nossa família, eu e as minhas irmãs em pequeninas, nas férias, no Natal, almoços de família, ou simplesmente algumas rotinas em casa. É giro porque reconhecemos os feitios e as expressões que ainda vou encontrando nos meus filhos. Adorava filmar mais.

©Ties

Dá-nos então uma dica de um restaurante bom e barato?
Pizzeria: di Casa; Português: A Taberna Ideal / Petiscaria Ideal.


Onde ainda não foste e gostaria de ir?
Gostava muito de ir fotografar a países do norte da Europa. Tem uma visão da familia e uma forma de viver a maternidade e a paternidade muito interessantes, em termos laborais e mesmo ideológicos.

©Ties

Sonhas com o quê? 
Normalmente sonho com a minha vida daqui a 10 anos. Gosto muito de projectar a médio/longo prazo. Quando estou fora sonho com os meus filhos o tempo todo. Adoro-os.

©Ties

O que te imaginas a fazer profissionalmente daqui a 10 anos?
A pintar muito mais e a fotografar melhor. 

©Ties


Mudarias algo na tua vida?
Não mudaria nada, adoro-a tal e qual como é.


O que desejas para os teus filhos?
Que tenham a capacidade de se conhecerem e de saberem o que os vai fazer felizes, e a coragem de seguirem e fazerem o que precisam. Que sejam fiéis a quem são e pessoas íntegras.

Qual a tua imagem favorita?
Tenho várias imagens que adoro. É difícil escolher uma. Talvez uma das últimas fotografias de família que um fotógrafo meu amigo nos tirou num dia de Primavera na praia. Estamos os 4 a passear na praia de costas e de mãos dadas. Somos nós, a minha familia. O que me faz mais feliz nesta vida, são eles.

©Ties

Além desta imagem a Catarina partilhou connosco algumas fotografias do seu lindíssimo e já bem recheado portefólio, e que mostramos ao longo da entrevista.

Obrigada, Catarina. E até breve. :)

Não deixe de visitar o Ties e o blog da Catarina ou as páginas do facebook. Aproveite e marque uma sessão fotográfica:


Ties no facebook
Catarina Ferreira no facebook





5 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer o trabalho desta Ties. Juntamente com o CV Love da Rita http://mycvlove.blogspot.pt/, acho que representam algumas das boas novidades das fotografas de familia de Portugal

    Gosto muito do teu blogue tambem

    beijos

    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Parabens Ana que que reportagem, tao, mas tão gira!Adorei...

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a todas pelos comentários. :) Fico muito contente que tenham gostado.

    ResponderEliminar
  4. Adorei....
    Adorei as fotografias, a sua simplicidade, olhando assim até parece que é fácil.
    Muitos Parabéns pela entrevista e pelo trabalho da Entrevistada que é simplesmente divinal.

    Cláudia Rocha

    ResponderEliminar